SeamFramework.orgCommunity Documentation

Parte IV. CDI e o ecossistema Java EE

O terceiro tema de CDI é integração. Já vimos como CDI ajuda a integrar EJB e JSF, permitindo que EJBs sejam associados diretamente a páginas JSF. Isso é só o começo. Os serviços CDI são integrados dentro do núcleo da plataforma Java EE. Até mesmo session beans EJB podem tirar vantagem da injeção de dependência, do barramento de eventos, e o gerenciamento do ciclo de vida contextual que CDI fornece.

CDI também é projetado para trabalhar em conjunto com tecnologias fora da plataforma provendo pontos de integração dentro da plataforma Java EE por meio de uma SPI. Esta SPI coloca CDI como o alicerce para um novo ecosistema de extensões portáveis e integração com frameworks e tecnologias existentes. Os serviços CDI serão hábeis a abranger uma diversa coleção de tecnologias, tal como mecanismos de business process management (BPM), frameworks web existentes e modelos de componentes de facto padrão. Certamente, a plataforma Java EE nunca será capaz de padronizar todas as tecnologias interessantes que estão sendo usadas no mundo de desenvolvimento de aplicações Java, mas CDI torna mais fácil utilizar as tecnologias que ainda não fazem parte da plataforma suavemente dentro do ambiente Java EE.

Estamos prestes a ver como obter todas as vantagens da plataforma Java EE em uma aplicação que utiliza CDI. Também iremos conhecer resumidamente um conjunto de SPIs que são fornecidas para suportar extensões portáveis à CDI. Você pode nem mesmo precisar usar estas SPIs diretamente, mas não pense nisto como garantia. Você provavelmente irá usá-las indiretamente, cada vez que você utilizar uma extensão de terceiros, como o Seam.